Vendas a retalho caem inesperadamente no Reino Unido

As vendas a retalhos do Reino Unido desceram pela primeira vez desde Maio e pela primeira vez em seis meses, com os consumidores britânicos a gastarem menos na época do Natal.
Hugo Paula 17 de Dezembro de 2009 às 10:07

As vendas no retalho desceram 0,3%, em Novembro, depois de terem subido 0,6% no mês passado, segundo anunciou hoje o Gabinete Nacional de Estatística. As estimativas dos economistas apontavam para um crescimento das vendas de 0,5%, segundo a Bloomberg.

O Reino Unido enfrenta um caminho “acidentado e irregular”, com o desemprego a continuar a sua tendência de crescimento, segundo disse a membro do Banco de Inglaterra, Kate Barker em entrevista à Bloomberg, esta semana.

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O Banco de Inglaterra manteve a sua taxa de referência em valores mínimos recorde e comprometeu-se a comprar obrigações no valor de 200 mil milhões de libras (224 mil milhões de euros), para estimular a recuperação económica.

“A acomodação foi posta de lado e os cortes na taxa de juro constituem um impulso que está a enfraquecer”, disse o economista do BNP Paribas, antes da divulgação dos dados económicos, Alan Clarke à Bloomberg. “As pessoas estão cautelosas”.

As vendas de produtos não-alimentares caíram 0,9% em Novembro, mais do que compensando o crescimento de 0,4% das vendas de comida, segundo o Gabinete Nacional de Estatística. As vendas de roupa e de armazéns foram as que mais caíram.

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Em termos homólogos, as vendas cresceram 3,1% no mês, depois de terem subido 3,7% em Outubro.

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