pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Nova no top 4 da lista de melhores mestrados em Gestão. Há cinco portugueses no ranking

A Católica Porto Business School estreia-se no ranking do Financial Times em 95.º lugar, enquanto a de Lisboa cai três posições, mas segura o top 30. A FEP sobe oito lugares, enquanto o Iscte cai 27.

Nova regista a melhor posição e está entre as cinco melhores da Europa no mestrado em Gestão.
Nova regista a melhor posição e está entre as cinco melhores da Europa no mestrado em Gestão. Miguel Baltazar
00:01

Há mais uma universidade portuguesa no ranking do Financial Times de melhores mestrados em Gestão do mundo. A Católica Porto Business School entra diretamente para a lista em 95.º lugar, num conjunto de 100 escolas por todo o mundo, em que Portugal consta cinco vezes. 

Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Lisboa, conseguiu o melhor resultado de sempre, ao saltar do oitavo lugar do ano passado para quarto lugar em 2025. O lugar é disputado com o mestrado da Universidade de Tsinghua, na China. 

A escola liderada por Pedro Oliveira destaca-se nos indicadores de mobilidade, experiência académica e no indicador de pegada de carbono. No que toca ao indicador de satisfação, a escola arrecadou uma pontuação de 9,14 numa escala até 10. "Ter um dos nossos mais emblemáticos programas no top 5 mundial significa mais do que um reconhecimento: é a prova de que Portugal tem hoje uma Business School capaz de formar líderes globais com impacto real na sociedade", disse, citado em comunicado.

Católica Lisbon School of Business and Economics partilha com a francesa Neoma Business School o 30º. lugar. O mestrado da universidade privada portuguesa caiu três posições no ranking, após também ter recuado no ano passado. 

Já a Faculdade de Economia do Porto (FEP) voltou a integrar o ranking no ano passado e subiu este ano ao 62.º lugar, escalando oito posições face a 2024. O mestrado em Gestão destacou-se pelo retorno do investimento académico - o melhor em Portugal -, pela dimensão do progresso na carreira e pela progressão salarial, com um aumento médio de 66% no salário dos seus diplomados. A faculdade obteve um grau de satisfação de 8,33 pontos.

A diretora do mestrado, Luísa Pinto, afirma, citada em comunicado, que "a empregabilidade e a rápida progressão profissional dos nossos diplomados são reflexo direto da qualidade e relevância do programa. (...) Este reconhecimento reforça a confiança de que estamos a oferecer aos nossos estudantes uma experiência transformadora, que amplia as suas oportunidades e impacto no mundo profissional”. 

Já Óscar Afonso, diretor da FEP, diz que o reconhecimento obtido "evidencia que transformamos o investimento académico dos nossos estudantes em progresso real, para as suas carreiras, para a sociedade e para um futuro sustentável". 

Há apenas uma queda a registar no ranking entre os nomes portugueses. Trata-se do mestrado em Administração de Empresas do Iscte Business School, que desce 27 posições: passa do 60.º para o 87.º lugar. 

O ranking Masters in Management do Financial Times avalia, anualmente, os 100 melhores mestrados de gestão do mundo, com base em 19 critérios que incluem, entre outros, a apreciação da progressão de carreira, internacionalização, diversidade e sustentabilidade. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio