pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Desemprego sobe em Maio para 13,2%

A taxa de desemprego subiu em Maio para 13,2%, de acordo com a estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística. Há mais 19 mil desempregados do que no mês anterior.

Pessoas na rua
Pessoas na rua Bruno Simão
29 de Junho de 2015 às 11:11

A taxa de desemprego subiu em Maio para 13,2%, mais 0,4 pontos percentuais do que em Abril, de acordo com a estimativa provisória divulgada esta segunda-feira, 29 de Junho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados apontam para 677 mil pessoas desempregadas, ou seja, mais 19 mil do que no mês anterior, num aumento de 2,9%. O número de pessoas empregadas terá caído 0,5%, já que se estima que estejam menos 22,7 mil pessoas a trabalhar.

Pessoas na rua
Desemprego sobe em Maio para 13,2%

Já a informação relativa a Abril, que apresenta uma redução de quatro pontos face ao mês de Março, é apresentada como definitiva pela primeira vez, depois de uma revisão em baixa de 0,2 pontos.

Assim, a estimativa sugere que em Maio o desemprego voltou a subir, anulando a redução verificada no mês anterior. A taxa de desemprego apresentada de forma provisória para Maio (13,2%) é idêntica à taxa de desemprego definitiva apresentada para Março.

Estes valores são ajustados de sazonalidade (descontando os efeitos não sazonais). Sem esta correcção, a informação também aponta para um agravamento da situação em Maio (quer a nível da taxa de desemprego quer a nível do número de desempregados) embora de forma menos expressiva.

A taxa de desemprego de 13,2% estimada para Maio está, ainda assim, 1,2 pontos percentuais abaixo da que foi registada há um ano, em Maio de 2014.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio