Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Formações profissionais reduzem número de desempregados em 100 mil

Há quase meio milhão de desempregados em Portugal, mas o número oficial aponta para 398 mil. A diferença é explicada pelas formações profissionais do IEFP.

As inscrições nos centros de emprego têm vindo a crescer a um ritmo superior ao dos beneficiários do subsídio de desemprego.
Pedro Catarino
Negócios 05 de Janeiro de 2021 às 09:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os números oficiais apontam para que haja cerca de 398 mil desempregados em Portugal. Por outro lado, os números oficiosos estimam que no território nacional existam quase meio milhão de desempregados. A diferença é explicada pelas formações do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), avança o Jornal de Notícias.

O jornal escreve que há cada vez mais pessoas sem trabalho inscritas em formações profissionais, o que implica que não sejam contabilizadas como desempregadas, não contribuindo assim para engordar os dados dos boletins. Ao todo, cerca de 100 mil pessoas estão envolvidas em formações do IEFP.

O Jornal de Notícias observa ainda que a crise económica resultante da pandemia está a afetar mais vincadamente o mercado laboral nas regiões do Algarve e Lisboa, onde houve uma subida superior a 50% no número de desempregados.
Ver comentários
Saber mais Desemprego Formação IEFP
Outras Notícias