pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Só quatro em dez veem salário subir ao mudar de emprego

Num mercado fortemente marcado pela contratação de muito curto prazo e com três quartos das mudanças de emprego a ocorrerem em setores de salários baixos, a ideia de ganhos alargados nas transições esbate-se. Mas o avanço de poucos ainda faz mover as médias salariais.

Em 2024, ganho médio para quem mudou de emprego terá sido de 3,2%, num mínimo de seis anos a ocorrer ainda num período de inflação elevada.
Em 2024, ganho médio para quem mudou de emprego terá sido de 3,2%, num mínimo de seis anos a ocorrer ainda num período de inflação elevada. Filipa Couto/Medialivre
07:00
  • Partilhar artigo
  • ...

As mudanças de emprego, associadas à ideia de se passar a receber um melhor salário, são um dos elementos que contribuem para fazer avançar a média salarial do país. Mas para mais de metade dos trabalhadores que mudam de emprego a transição não traz um prémio remuneratório. O cenário de mudança de emprego é, afinal, muito mais marcado pelas transições entre contratos de curta ou muito curta duração e nos setores de atividade menos qualificados, como os da agricultura, retalho, turismo ou construção.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio