Brexit já tem data e hora
Quando, às 23 horas de 29 de Março de 2019, o Reino Unido deixar a União Europeia, a saída será silenciosa. As badaladas do Big Ben não se vão fazer sentir, porque o mítico relógio estará a ser arranjado.
PUB
Os contornos do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que prevê a saída de um Estado-Membro da União Europeia, já apontavam para 29 de Março de 2019 – devido ao período de dois anos de negociação - mas a primeira-ministra britânica, Theresa May, vem agora colocar "preto no branco", expressão da própria, a data e hora dessa separação.
A proposta de lei segue para o Parlamento, onde vai ser discutida pelos deputados dos diferentes partidos, que podem acrescentar o seu contributo. May já avisou que não vai "tolerar" tentativas de obstrução ao processo.
PUB
"Que ninguém duvide da nossa determinação ou questione a nossa decisão, o Brexit está a acontecer", afirmou num artigo publicado no The Telegraph. No referendo realizado em 2016, 51,9% dos britânicos exprimiram a sua vontade em sair da União Europeia.
A pressão para um avanço nas negociações tem sido constante junto a May. Ainda esta semana, vários empresários – que têm encontro marcado com a governante na próxima segunda-feira – de França, Alemanha e Itália pediram maior celeridade. Porque a demora, dizem, fá-los pensar no pior caso possível. O mesmo é dizer: sair.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais União Europeia Reino Unido The Telegraph Artigo 50 do Tratado de Lisboa Theresa May BrexitA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda