Forcadell e Puigdemont queixam-se de Espanha no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
A presidente do parlamento catalão, Carme Forcadell, e o presidente catalão destituído Carles Puigdemont apresentaram queixas contra Espanha no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) devido aos acontecimentos na Catalunha durante e após o referendo pela independência.
PUB
De acordo com a agência espanhola EFE, que cita fontes do tribunal, as queixas foram apresentadas nas últimas semanas e encontram-se numa fase muito preliminar, ou seja, as partes ainda não foram notificadas para apresentar argumentação.
A primeira queixa tem como primeira signatária a presidente do parlamento regional, Carme Forcadell i Lluis, e foi apresentada a 18 de Outubro, 17 dias depois do referendo independentista, considerado ilegal pela justiça espanhola e que ficou marcado por cargas policiais.
PUB
A queixa tem o número 75147/17 e está assinada também por 76 deputados da Junts pel Sí (a plataforma independentista catalã que junta vários partidos, como o PDECAT e a ERC), a CUP e o Catalunya Sí Que Es Pot.
Na prática, é uma queixa contra a decisão do Tribunal Constitucional espanhol de suspender o plenário de 9 de Outubro, no qual estava prevista a presença do ex-presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, para avaliar os resultados do referendo.
PUB
A possibilidade de o parlamento declarar a independência unilateral da região - o que acabou por acontecer a 27 de Outubro - estava em cima da mesa.
Puigdemont também assina a queixa, na condição de parlamentar da Junts pel Sí.
PUB
A queixa alega a violação dos seguintes direitos: liberdade de expressão e liberdade de reunião e associação, os artigos 10 e 11 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos.
A segunda queixa contém os mesmos argumentos e foi apresentada no mesmo dia por uma pessoa identificada apenas como Domingo Garcia-Milá.
PUB
As outras duas queixas referem-se às multas impostas pelo Tribunal Constitucional espanhol ao ex-secretário-geral da vice-presidência de Economia e Finanças, Josep Maria Jové Llado, e à Sindicatura Eleitoral nomeada pelo parlamento catalão, que deveria ter actuado como comissão eleitoral no referendo de 01 de Outubro.
Saber mais sobre...
Saber mais Espanha Carles Puigdemont Carme Forcadell Catalunha Tribunal Europeu dos Direitos HumanosAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda