pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Cimeira entre Trump e Putin foi suspensa. Reunião com Xi Jinping está em dúvida

A suspensão da cimeira de Budapeste foi tomada depois de uma chamada telefónica entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov. Trump também já não dá por garantido encontro com homólogo chinês.

Putin e Trump encontram-se para diálogo
Putin e Trump encontram-se para diálogo Julia Demaree Nikhinson / AP
17:51

Os planos de uma nova cimeira entre o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, foram suspensos, de acordo com um responsável da administração norte-americana, citado pela AP.    

A reunião entre os presidentes dos dois países tinha sido anunciada na semana passada e teria lugar na capital húngara, Budapeste, embora não tivesse sido adiantada uma data.      

A decisão foi tomada depois de uma chamada telefónica entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov.

“O secretário Rubio e o ministro Lavrov tiveram uma chamada produtiva”, acrescentou o responsável da Casa Branca, citado pelo Politico. "Assim, uma reunião presencial entre o secretário e o ministro não é necessária, e não há planos para que o Presidente Trump se reúna com o Presidente Putin num futuro próximo". Os dois líderes estiveram reunidos no Alasca há cerca de dois meses.  

Em conferência de imprensa, Lavrov disse que informou Rubio que a posição da Rússia não se alterou e que um acordo de paz abrangente, com várias garantias, terá de preceder um cessar-fogo na Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, tinha referido também esta terça-feira que não há urgência em marcar a reunião. “É necessária preparação, preparação séria”, disse aos jornalistas.

O presidente ucraniano e líderes europeus acusaram Putin de estar a tentar ganhar tempo nos esforços diplomáticos para pôr fim ao conflito, opondo-se a que a Ucrânia ceda território conquistado pelos russos em troca da paz, como sugeriu Trump.

Entretanto, Donald Trump disse que a sua esperada cimeira com o presidente chinês, Xi Jinping, também poderá não acontecer, durante um almoço na Casa Branca com senadores republicanos.

"Talvez não aconteça. Podem acontecer coisas em que alguém diga, por exemplo, 'não quero reunir'", afirmou Trump. Estava planeado um encontro entre os dois líderes dentro de duas semanas, na Coreia do Sul, durante o Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio