pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

UE impõe novo pacote de sanções à Rússia. Banca e petróleo são os alvos

"A UE acabou de aprovar o mais forte pacote de sanções contra a Rússia até à data", anunciou Kaja Kallas, vice-presidente da Comissão Europeia.

Evgenia Novozhenina
18 de Julho de 2025 às 11:25

A União Europeia (UE) anunciou na manhã desta sexta-feira que vai aplicar um novo pacote de sanções à Rússia – o 18.º a ser aplicado pelos 27 Estados-membros desde a invasão da Ucrânia. O  

De acordo com o novo pacote de sanções, mais 20 entidades bancárias russas vão ser retiradas do sistema internacional de pagamentos SWIFT, os gasodutos do Nord Stream serão "banidos" e também entrarão em vigor restrições ao petróleo russo refinado em países terceiros, segundo Kaja Kallas, vice-presidente da Comissão Europeia.

"A UE acabou de aprovar o mais forte pacote de sanções contra a Rússia até à data", escreveu a alta-representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança na rede social X.

Será ainda estabelecido um teto máximo de preço para o petróleo russo, que ficará sempre 15 dólares (cerca de 13 euros ao câmbio atual) abaixo daquela que é a cotação de mercado da matéria-prima, escreve a Bloomberg.

A UE também vai acrescentar mais navios à lista de petroleiros clandestinos russos que estão sancionados, elevando o total para mais de 400 o total, e está também prevista a aplicação de sanções a algumas entidades de outros países (como a China) que têm ajudado a Rússia nos esforços contra a Ucrânia.

"Vamos continuar a aumentar os custos, para que parar a agressão seja o único caminho possível daqui em diante para Moscovo", escreveu ainda a representante europeia.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio