O que já se sabe da Comissão Von der Leyen

A nova Comissão Von der Leyen começa a ganhar forma com a maior parte dos países já com comissário fechados. Faltam saber as pastas e se a presidente-eleita consegue ter a paridade que prometeu.
Ursula von der Leyen
Reuters
Tiago Varzim 31 de Agosto de 2019 às 10:00

Há várias repetições, mas também muitas caras novas. Para já, a maior parte são homens, mas ainda é possível ter uma Comissão paritária. A nova Comissão Von der Leyen começa a ganhar forma a cerca de dois meses da tomada de posse. 

PUB

De acordo com o levantamento feito pelo Negócios, com base na imprensa internacional e em declarações dos Governos dos Estados-membros, o novo Executivo da Comissão Europeia já tem 12 mulheres e 13 homens. 16 são caras novas e nove da Comissão Juncker repetem o mandato. No total, serão 26 comissários mais a presidente-eleita.

Para chegar à Comissão que vai tomar posse a 1 de novembro ainda falta a nomeação de Itália e distribuir as pastas pelos comissários. Von der Leyen terá de jogar com vários fatores, seja os geográficos, a nacionalidade, o género ou as famílias políticas europeias. 

PUB

A composição final do Executivo terá ainda de ultrapassar as audições com os eurodeputados e ser aprovado em conjunto numa votação a 22 de outubro. O mandato é de cinco anos.

Composição da Comissão Europeia
1/28
PUB
Pub
Pub
Pub