O que vão fazer os eurodeputados portugueses no Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu revelou esta sexta-feira em que comissões vão ficar integrados cada um dos eurodeputados portugueses. É nas comissões dos Orçamentos, dos Assuntos Económicos e Monetários, da Indústria, Investigação e Energia, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e das Pescas que se encontram mais parlamentares portugueses.
PUB
Depois de a nova legislatura do Parlamento Europeu ter sido aberta na passada terça-feira, em Estrasburgo, os presidentes e vice-presidentes de cada comissão serão eleitos na próxima semana, já em Bruxelas. Note-se que cada família política europeia pode nomear como seu representante em cada comissão o mesmo número de membros suplentes dos membros titulares designados.
Como o momento determinado por cada grupo político para definir quais os respetivos candidatos aos cargos de presidente, vices-presidentes, coordenadores e vice-coordenadores não é o mesmo, nesta altura já se sabe quais os parlamentares do PSD que, em representação do PPE, vão assumir funções mais relevantes. É o caso de José Manuel Fernandes, que continuará como coordenador dos conservadores na Comissão dos Orçamentos, ou ainda da estreante Lídia Pereira, que será vice-coordenadora do PPE na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários, e de Maria da Graça Carvalho como vice-coordenadora na Comissão da Indústria, Investigação e Energia.
PUB
Por exemplo, sabe-se também que a socialista Margarida Marques é candidata do S&D a uma das vice-presidências da Comissão dos Orçamentos e que o bloquista é candidato da Esquerda Unitária a uma vice-presidência da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários.
Há ainda outros cargos relevantes ocupados por portugueses. Na semana inaugural do novo Parlamento Europeu, o socialista Pedro Silva Pereira foi eleito segundo vice-presidente do plenário comunitário e o social-democrata Paulo Rangel mantém-se como vice-presidente do grupo parlamentar do PPE (é também vice-presidente deste grupo político).
Mais lidas
O Negócios recomenda