Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Silva Pereira eleito vice-presidente do Parlamento Europeu

O eurodeputado do PS Pedro Silva Pereira foi eleito vice-presidente do Parlamento Europeu com 556 votos. O português foi o segundo vice-presidente a receber mais votos.

Pedro Silva Pereira
Lusa
David Santiago dsantiago@negocios.pt 03 de Julho de 2019 às 17:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 27
  • ...

Pedro Silva Pereira vai ser um dos 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu. O eurodeputado socialista foi eleito com 556 votos, o que faz do português o vice do recém-eleito presidente do plenário europeu, David Sassoli, a receber mais votos, só atrás da irlandesa Mairead McGuiness.

Por sua vez, a irlandesa membro do Fine Gael (que integra o PPE) manter-se-á como primeira vice-presidente do Parlamento Europeu, posição que ocupa desde 2017.

Assim, Silva Pereira, que é eurodeputado desde 2014, será o segundo vice-presidente do Parlamento Europeu, o que granjeia uma posição de relevo político ao antigo ministro nos governos de José Sócrates.

"Estou naturalmente muito satisfeito com a eleição, dificilmente poderia ter sido melhor", disse aos jornalistas depois de confirmada uma eleição que "valoriza a voz de Portugal na Europa e é também um importante reconhecimento internacional do trabalho que tenho feito ao serviço do projeto europeu".


Na carta de candidatura à vice-presidência da instituição divulgada esta manhã, Silva Pereira garantia não ver este cargo como "mero trabalho burocrático, mas antes uma posição política para defesa do projeto europeu". O eurodeputado foi confirmado como um dos candidatos do S&D às vie-presidência do plenário europeu numa reunião realizada já na noite desta terça-feira.

Justificando ter acumulado experiência para poder exercer esta função, na carta o português acrescentava ter tratado de vários "dossiers sensíveis", tendo destacado a "recomposição do Parlamento para esta legislatura, a reforma do mecanismo de estabilidade europeu, os acordos comerciais com o Japão ou o financiamento para os objetivos do desenvolvimento sustentável".

Silva Pereira junta-se à lista de outros portugueses que também já foram vice-presidentes do Parlamento Europeu, entre os quais se contam nomes como os de, Lucas Pires, Rui Amaral, António Capucho, Pacheco Pereira, João Cravinho, António Costa e Manuel dos Santos. 

(Notícia atualizada às 17:40)
Ver comentários
Saber mais Parlamento Europeu Pedro Silva Pereira S&D
Mais lidas
Outras Notícias