Orçamento retificativo passa com abstenção do PSD e do Bloco
A proposta de orçamento retificativo do governo, que sofreu algumas alterações no Parlamento, será aprovada esta sexta-feira com a abstenção do PSD e do Bloco de Esquerda. Quanto ao PCP, votará contra a proposta, o que acontece pela primeira vez desde que António Costa é primeiro-ministro.
Depois da votação na especialidade que decorreu na quarta e quinta-feira, os deputados reúnem-se esta sexta para a votação final. Tendo o PS 108 dos 230 deputados, basta a abstenção do Bloco de Esquerda para que o diploma seja aprovado. Ainda assim, o PS conta ainda com o conforto da abstenção do segundo maior grupo parlamentar, o PSD, sabe o Negócios.
PUB
O PSD não se pronunciou ainda, nem o fará hoje, disse ao Negócios fonte oficial, mas as declarações de Rui Rio e as vitórias alcançadas pelo partido nas votações na especialidade apontam para que o partido viabilize o documento. Isso mesmo foi confirmado por fonte do partido ao Negócios.
"Nós deixámos passar o orçamento suplementar na generalidade e provavelmente na votação global final por uma questão de interesse nacional. Era gravíssimo que o orçamento suplementar chumbasse e o país ficasse sem meios financeiros para responder àquilo que é necessário", afirmou o presidente do PSD no sábado passado.
Quanto ao Bloco de Esquerda, o partido ainda não se pronunciou sobre a votação final, mas a posição assumida inicialmente não deixa margem para um chumbo. "A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, esperando a inscrição dos avanços negociais na proposta de Orçamento de Estado suplementar que o governo entregará esta semana na Assembleia da República, decide viabilizar o Orçamento do Estado suplementar, fazendo depender o sentido de voto final do aprofundamento do alcance das medidas relativas ao SNS, lay-off, subsídio de desemprego e proteção da habitação", lê-se na resolução de 7 de junho. Tendo em conta que o partido não conseguiu convencer o PS a aprovar a maior parte das suas propostas, o partido de Catarina Martins não terá margem para ir além da abstenção esta sexta-feira.
PUB
Finalmente o PCP anunciou esta quinta-feira que votará contra. "Concluída a votação na especialidade verifica-se que os aspetos negativos da proposta do Governo se mantém, e mantém-se o desequilíbrio entre os benefícios e privilégios ao capital e a falta de resposta aos problemas dos trabalhadores", afirmou o líder parlamentar do PCP. Será a primeira vez que os comunistas chumbam uma proposta orçamental de um governo de António Costa.
Durante as votações na especialidade, o Governo acabou por evitar coligações negativas graças a alianças com o PSD, que foram evidentes em matérias como o subsídio de desemprego, o apoio a sócios-gerentes ou a mensalidade das creches.
Nestes casos, os sociais-democratas recuaram em propostas que já tinham aprovado e, em maior ou menor grau, acabaram por se aproximar da versão defendida pelo PS.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Parlamento votação orçamento retificativo orçamento suplementar PSD BlocoA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Mais lidas
O Negócios recomenda