Governo prevê taxa de desemprego de 10,4% em 2017
O Executivo prevê que a taxa de desemprego fique nos 10,4% no próximo ano, com a economia a crescer 1,5%. Os números, que fazem parte do cenário macroeconómico do Orçamento do Estado para 2017, foram divulgados pelo Governo aos partidos no Parlamento.
PUB
O ministro das Finanças, Mário Centeno, e o secretário de Estado dos Assuntos parlamentares, Pedro Nuno Santos, estão a reunir-se com os partidos da oposição para apresentar as linhas gerais do documento que o Governo quer aprovar na quinta-feira, 13 de Outubro.
PUB
A taxa de desemprego deve assim baixar de 11,2% para 10,4%, de 2016 para 2017.
PUB
A taxa de crescimento para o PIB que deverá estar no Orçamento será de 1,5%. Este número já tinha sido avançado antes pelo Observador e confirmado pelo Negócios. Este ano, o PIB deverá subir 1,2%.
PUB
Depois da aprovação do documento em Conselho de Ministros, o Orçamento deverá ser entregue no Parlamento na sexta-feira.
De acordo com as informações partilhadas pelo Governo com os partidos, o défice deverá ficar este ano em 2,5% - o limite dado por Bruxelas - e no próximo entre 1,7% e 1,8%.(Notícia actualizada às 14:55 com informação sobre o défice)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais desemprego PIB Orçamento do Estado Ministro das Finanças Mário Centeno secretário de Estado dos Assuntos Pedro Nuno Santos Conselho de Ministros Parlamento políticaMais lidas
O Negócios recomenda