pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bruxelas avisa para falta de melhorias estruturais no défice

A Comissão Europeia assinala o bom desempenho no défice, mas alerta para a ajuda que a economia está a dar na frente orçamental.

Antonio costa debate parlamento mario centeno pedro nuno santos
Antonio costa debate parlamento mario centeno pedro nuno santos Miguel Baltazar
06 de Outubro de 2017 às 15:45

A Comissão Europeia nota melhorias no défice, mas alerta para a falta de progressos estruturais na frente orçamental.

Segundo o relatório da avaliação pós-programa, divulgado esta sexta-feira, "para 2017 e 2018, os riscos positivos para as previsões da Comissão europeia podem implicar uma melhoria contínua no quadro macroeconómico, afectando positivamente o défice nominal mas não o défice estrutural".

Isto porque os ganhos resultantes da melhoria da situação económica ajudam a aliviar a pressão sobre o défice, mas não passam para o saldo estrutural – o outro indicador a que a Comissão presta atenção quando observa as finanças públicas de um país -, que desconta os benefícios (e também os malefícios) da conjuntura económica.

A Comissão lembra que, depois de um défice de 2% do PIB em 2016, é esperada – segundo as previsões de Primavera – uma redução do défice para 1,8% este ano. O Governo aponta para um défice de 1,5% no Programa de Estabilidade, valor apresentado em Abril.

A Comissão espera uma deterioração do défice estrutural de 0,2% este ano e de 0,1% no próximo.

Bruxelas assinala ainda que existem riscos negativos, tais como o impacto de medidas de apoio ao sistema financeiro e pressão para uma despesa mais elevada.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio