IMI: Reavaliações reduzem valor das casas em 5 mil milhões
Em 2014, o valor patrimonial global dos prédios urbanos ascendia a 419,38 mil milhões de euros, tendo caído para 414,68 mil milhões no ano seguinte. Por trás desta queda está um acréscimo dos pedidos de reavaliação das casas pelos proprietários, para além das correcções já feitas durante o processo de avaliação feito em 2012. O DN escreve que, quando se soma esse efeito ao aumento do número de isenções e à descida das taxas, isso levou a um recuo da receita de IMI de 1.577 para 1.534 milhões de euros.
PUB
"Há uma maior atenção por parte dos contribuintes sobre esta questão", afirma Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, ao DN, acrescentando que estes movimentos se acentuam quando chega o momento de pagar o IMI.
PUB
O Ministério das Finanças confirma que a diminuição do valor patrimonial global é justificada com "correcções no âmbito da avaliação geral da propriedade urbana e, bem assim, de novos pedidos de avaliação".
PUB
Qualquer proprietário pode pedir uma actualização do valor patrimonial da sua casa, desde que tenham passado três anos sobre a última avaliação. O processo é gratuito.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda