IRS Finanças lançam ‘app’ para entregar o IRS
IRS

Finanças lançam ‘app’ para entregar o IRS

Os contribuintes que tenham IRS automático podem a partir de agora fazer a entrega da declaração através de uma nova aplicação nos telemóveis. Os demais contribuintes poderão usar a app para ir vendo o estado da sua declaração de IRS.
Finanças lançam ‘app’ para entregar o IRS
Filomena Lança 09 de maio de 2017 às 10:14

O Ministério das Finanças anunciou esta terça-feira, 9 de Maio, o lançamento de uma nova aplicação para telemóvel a partir da qual é possível aos contribuintes que tenham IRS automático proceder à respectiva entrega. Para os restantes contribuintes, que não estejam abrangidos pelo regime do IRS automático, e não têm  acesso a uma declaração automática de impostos, a aplicação pode servir para irem consultando o estado da sua declaração depois de a mesma ter sido entregue, percebendo quando chegará o momento do reembolso ou se terem de pagar a factura a que haja lugar.

 

"A disponibilização desta nova ‘app’ é mais um passo no sentido da modernização das formas de interacção com os contribuintes, através do desenvolvimento de aplicações móveis que tornem mais fácil, cómodo e intuitivo o cumprimento das obrigações fiscais", sublinha a Autoridade Tributária numa nota de imprensa enviada às redacções.

 

A aplicação é gratuita e compatível com os sistemas Android e IOS e está disponível no Itunes e na Play Store da Google.

 

Recorde-se que este ano apenas têm direito a declarações automáticas de IRS os contribuintes que no ano passado tenha auferido apenas rendimentos das categorias A e H, trabalho dependente e pensões, que não tenham dependentes a cargo nem rendimentos provenientes do estrangeiro e, ainda, que não tenham benefícios fiscais. Ao todo serão cerca de abrangidos cerca de 1,8 milhões de agregados, pelas contas das Finanças.

O programa Simplex 2016 previa a criação de uma aplicação móvel com avisos de pagamentos de impostos. Numa segunda fase a ideia seria a integração com o sistema de pagamentos da SIBS para que o próprio pagamento possa ser efetuado através da app no telemóvel ou tablet.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI