Centro de Moçambique em alerta face a risco de inundações

As bacias hidrográficas do centro de Moçambique têm registado, nos últimos dias, chuvas "fortes a muito fortes", levando à contínua subida dos níveis de água - com destaque para as regiões do baixo Búzi e Alto Pinguè.
Nas próximas 48h prevê-se chuva muito forte no centro do país.
DR
Lusa 25 de Dezembro de 2025 às 21:17

As autoridades moçambicanas alertaram neste domingo para o risco de inundações no centro do país, devido à ocorrência de chuvas.

Em comunicado, a Administração Regional de Águas (ARA) do Centro refere que as bacias hidrográficas daquela região de Moçambique têm registado, nos últimos dias, ocorrência de chuvas "fortes a muito fortes", levando à contínua subida dos níveis de água - com destaque para as regiões do baixo Búzi e Alto Pinguè.

PUB

"Tomando em conta a situação hidrológica prevalecente e associada às previsões de ocorrência contínua de chuvas moderadas, sendo localmente fortes para as próximas 48 horas, prevê-se subida dos níveis de água, que poderá resultar em inundações localizadas e, consequentemente, impactos nas vias de acesso, infraestruturas e campos agrícolas", situação que deverá afetar várias bacias hidrográficas das províncias de Sofala, Manica e de Quelimane.

Face à situação, a ARA Centro refere que "reitera o apelo a todas as entidades públicas e privadas, as autoridades locais, aos agentes económicos e ao público em geral para tomada de medidas de precaução, devendo retirar-se das zonas de risco de inundação e evitar a travessia dos rios".

"Recomenda-se ainda acompanhamento pontual permanente da informação hidrológica disseminada pela ARA Centro e outras entidades competentes através de boletins hidrológicos diários ou avisos", lê-se no aviso.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Inundações Agricultura Manica Sofala Quelimane
Pub
Pub
Pub