Inflação nos Estados Unidos abranda mais do que o esperado em outubro
A taxa homóloga da inflação nos Estados Unidos, medida pelo índice de preços no consumidor, abrandou para 3,2% em termos homólogos, o que compara com os 3,7% registados em setembro, de acordo com os dados oficiais publicados esta terça-feira.
PUB
A descida foi superior ao esperado pelos economistas ouvidos pela Reuters, que estimavam um aumento de 3,3% e é a primeira desaceleração em quatro meses.
Já a inflação subjacente, que deixa de fora os preços mais voláteis dos alimentos e da energia, foi também ligeiramente abaixo das previsões dos economistas, abrandando de 4,1% para 4% em termos anuais em outubro. Ainda assim cresceu 0,2% em termos de variação mensal.
Os dados hoje conhecidos dão conta de um abrandamento dos preços, face a um aperto da política monetária por parte da Reserva Federal norte-americana e dão força ao argumento de que o banco central não voltará a subir os juros diretores.
PUB
Um cenário de descida da inflação, abrandamento no mercado de trabalho e uma economia ainda robusta, está a levar o mercado a apontar para um corte nas taxas de juro diretoras pela Fed nos primeiros seis meses do próximo ano.
Saber mais sobre...
Saber mais Economia Inflação Juros Estados Unidos Reuters Economia negócios e finançasMais lidas
O Negócios recomenda