Buffett doou três vezes mais dinheiro que qualquer outro milionário em 2012
A verba total doada pelos 50 maiores filantropos americanos foi de 7,4 mil milhões de dólares, um número inferior aos 10,4 mil milhões doados em 2011, dos quais 6 mil milhões vieram dos bolsos de Margaret A. Cargill, herdeira da fortuna Cargill, de acordo com a revista Forbes.
PUB
Em 2012, Warren Buffett foi o número um da lista de doadores, tendo doado directamente as três fundações lideradas pelos seus filhos, a Howard G. Buffett Foundation, a NoVo Foundation e a Sherwood Foundation. Estas três fundações lidam com diversos problemas como a resolução de conflitos no Congo, os bancos alimentares em Iowa e o tráfico sexual na Índia.
Buffett, juntamente com Bill Gates, formou o Giving Pledge, um compromisso para que pelo menos metade das suas fortunas sejam doadas após as suas mortes. Buffett vai mais longe e afirmou que irá doar 99% da sua fortuna. A Forbes calculou que Buffett já doou, pelo menos, 9,5 mil milhões de acções da sua empresa, a Berkshire Hathaway, para a fundação Bill & Melinda Gates.
PUB
Na lista deste ano encontram-se três casais abaixo dos 40 anos, sendo que dois deles foram o segundo e terceiro maiores doadores, com uma verba doada de 1,145 mil milhões de dólares, 15,4% do total de 2012. “Nunca vimos isto na filantropia”, afirmou a editora da Chronicle, Stacy Palmer. “Normalmente temos fotografias de homens velhos no topo da lista”.
PUB
Mark Zuckerberg e a sua mulher, Priscilla Chan, são os número dois da lista, ao decidirem doar cerca de 18 milhões de acções do Facebook, avaliadas em cerca de 500 milhões de dólares, para a Silicon Valley Community Foundation.
Mais lidas
O Negócios recomenda