Trump começa hoje a enviar cartas a fixar tarifas entre 10 e 70% para "10 a 12 países"

O prazo fixado pela Casa Branca para alcançar acordos comerciais termina a 9 de julho.
Evan Vucci/AP
Pedro Curvelo 04 de Julho de 2025 às 07:50

O Presidente dos EUA, Donald Trump, indicou esta madrugada que a Casa Branca vai começar a enviar cartas para parceiros comerciais fixando unilateralmente tarifas às importações, que, revelou, entrarão em vigor a 1 de agosto.

Trump disse aos jornalistas que "cerca de 10 ou 12" cartas seriam enviadas esta sexta-feira e que mais missivas com as novas tarifas serão remetidas "nos próximos dias". "Acho que até 9 de julho [prazo fixado por Washington para alcançar acordos] estarão todas", acrescentou.

PUB

"As taxas vão situar-se talvez em tarifas de 60% ou 70% e de 10% a 20%", revelou.

Os 70%, se concretizados, serão superiores aos valores que Trump inicialmente anunciou no "Dia da Libertação", a 2 de abril. Então, o chefe de Estado apontou a taxas entre os 10% e os 50%.

Até ao momento, Washington anunciou acordos com o Reino Unido e Vietname e uma trégua com a China.

PUB

As atenções estão centradas em alguns dos principais parceiros comerciais dos EUA, como a União Europeia, Japão e Coreia do Sul. Trump manifestou-se otimista quanto a alcançar um acordo com a Índia mas criticou a postura "difícil" do Japão.

O Presidente norte-americano indicou na passada terça-feira que não está a ponderar alargar o prazo de 9 de julho para as negociações.

Pub
Pub
Pub