Trump diz que as tarifas elevadas à China "não são sustentáveis"

As declarações surgem a poucos dias da possível entrada em vigor de uma tarifa adicional de 100% sobre os produtos chineses importados pelos EUA.
Trump diz que as tarifas elevadas à China 'não são sustentáveis'
Amr Nabil / AP
Rui da Rocha Ferreira 17 de Outubro de 2025 às 14:41

O Presidente dos EUA, Donald Trump, considerou que a escalada da guerra comercial, que o próprio iniciou, contra a China não é sustentável. Numa entrevista dada à Fox Business, Donald Trump defende que os elevados níveis tarifários aplicados à China pelos EUA não podem durar no tempo.

"Não é sustentável, mas é esse o número", disse Trump num excerto da entrevista à Fox Business. Logo de seguida, de forma quase contraditória, disse que as tarifas elevadas "poderão manter-se, eles forçaram-me a fazê-lo", atirando assim a culpa para o lado chinês.

PUB

As tarifas impostas à China chegaram a ser de 145%, numa escalada de impostos alfandegários entre os dois países que teve o seu pico em maio, mas as duas nações iniciaram, desde então, períodos de trégua tarifária de 90 dias e atualmente só estão em vigor tarifas de 35% sobre os bens chineses. No entanto, sobre os produtos chineses e que pode entrar em vigor já no dia 1 de novembro, caso os dois blocos económicos não cheguem a um acordo diferente.

Alguns desenvolvimentos recentes, como a dos EUA e uma limitação das exportações de terras raras fizeram o líder norte-americano reagir com esta nova ameaça de imposição de uma tarifa adicional de 100%. Por seu lado, durante este período, os EUA também endureceram as restrições sobre as exportações tecnológicas, sobretudo na área dos semicondutores, para a China.

Donald Trump e o Presidente chinês, Xi Jinping, deveriam encontrar-se num encontro à margem de uma cimeira que vai acontecer na Coreia do Sul, no final de outubro. Mas o líder americano , por considerar que o lado chinês não tem interesse em ouvir as propostas americanas.

PUB

Já na entrevista desta sexta-feira, Donald Trump garantiu dar-se bem com Xi Jinping. "Penso que vai ficar tudo bem com a China, mas temos de ter um acordo justo. Tem de ser justo", acrescentou.

Saber mais sobre...
Saber mais Tarifas Donald Trump China Estados Unidos Fox Business
Pub
Pub
Pub