Continua o ataque de Trump à Fed. Presidente pede demissão da governadora Lisa Cook
Em causa está um pedido de investigação feito pelo diretor da Agência Federal de Finanças da Habitação sobre a governadora, a quem acusa cometer fraude relacionada com empréstimos.
- 1
- ...
O diretor da Agência Federal de Finanças da Habitação dos EUA (FHFA), Bill Pulte, escreveu uma carta à Procuradora-Geral dos EUA, Pam Bondi, a pedir uma investigação a empréstimos feitos por Lisa Cook, elemento do Conselho de Governadores da Reserva Federal dos EUA (Fed). Em reação a esta pedido, o Presidente norte-americano, Donald Trump, pediu a demissão de Lisa Cook.
"[Lisa] Cook tem de demitir-se, agora!", escreveu o líder americano na rede social Truth Social.
Esta nova polémica abre caminho para que Trump possa, caso se consume a saída de Cook, nomear mais um governador alinhado com as suas políticas económicas para a Reserva Federal. Isto numa altura em que tanto Trump como outros elementos da sua administração têm pressionado publicamente a Fed a fazer um corte significativo nas taxas de juro de referência. Recentemente, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, defendeu que as taxas de juro norte-americanas estão “demasiado restritivas” e deveriam estar 150 a 175 pontos base abaixo do nível atual.
Bill Pulte acusa a governadora Lisa Cook de "falsificar documentos bancários e registos de propriedade para conseguir empréstimos mais favoráveis, cometendo potencialmente uma fraude de acordo com os estatutos criminais", lê-se na carta, citada pela Bloomberg. A acusação alega que Lisa Cook contraiu, em pouco tempo, dois créditos à habitação, ambos para residências principais.
Contactados pela agência noticiosa, o Departamento de Justiça, a Reserva Federal e a governadora Lisa Cook não comentaram ainda as acusações e o pedido de demissão.
Lisa Cook faz parte do Conselho de Governadores da Fed desde 2022, após nomeação do anterior Presidente dos EUA, Joe Biden.
Mais lidas