pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Trump recusa descer tarifas sobre a China para facilitar negociações

O Presidente norte-americano rejeita baixar as taxas antes da primeira ronda de conversações entre a China e EUA, agendada para os próximos dias na Suíça.  

Trump EUA China
Trump EUA China Alex Brandon / AP
07 de Maio de 2025 às 20:50

Donald Trump disse que não está disposto a baixar antecipadamente as tarifas sobre a China para desbloquear negociações mais substantivas com Pequim sobre o comércio, quando questionado por um jornalista se poderia recuar nas taxas de mais de 100% para facilitar as negociações com a segunda economia mundial. Trump falava na tomada de posse do embaixador dos EUA para a China, David Perdue. 

A rejeição do Presidente dos EUA surge poucos dias antes de o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante para o Comércio, se encontrarem na Suíça com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, que tem a pasta dos assuntos comerciais com os EUA. Trata-se do primeiro encontro oficial entre as duas partes desde que teve início a guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais.    

As declarações de Trump mostram a divisão que existe entre os EUA e a China e sinalizam a dificuldade que enfrenta um acordo que permita a descida das tarifas. Esta quarta-feira, Trump assinalou que antes os EUA estavam a "perder um bilião de dólares por ano" no comércio com a China e que "agora não estamos a perder tudo", numa aparente referência ao défice comercial com Pequim.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio