Auto-estrada de 2 mil quilómetros vai ligar China à Europa
O Governo russo já deu luz-verde à construção de uma auto-estrada com cerca de 2 mil quilómetros que vai possibilitar a ligação rodoviária entre a China e a Europa.
De acordo com a CNN, a auto-estrada denominada "meridiano" vai ter início na fronteira da Rússia com o Casaquistão. Quanto concluída, será a via mais curta para transportar bens e pessoas entre a China e a Europa.
PUB
Segundo a agência noticiosa russa RIA Novosti, citada pela estação de televisão norte-americana, o projeto vai ter um custo estimado de 600 mil milhões de rublos (8,3 mil milhões de euros), dinheiro que será financiado através de parcerias entre o Estado e privados.
Já foi dada "luz verde" para arrancar com a primeira fase do projeto e cerca de 80 dos terrenos necessários já foram adquiridos.
Esta auto-estrada insere-se no projeto internacional de infraestruturas lançado em 2013 pela China 'Uma Faixa, Uma Rota', que tem como objetivo conectar o sudeste Asiático, Ásia Central, África e Europa.
PUB
Em dezembro passado, durante a visita de Xi Jinping a Lisboa, Portugal e China assinaram um memorando de entendimento para a cooperação bilateral no âmbito da 'Uma Faixa, Uma Rota'.
Lisboa quer incluir uma rota atlântica no projeto chinês, o que permitiria ao porto de Sines conectar as rotas do Extremo Oriente ao oceano Atlântico, beneficiando do alargamento do canal do Panamá.
PUB
Não nos tomem por tolos, sff
Depois da tempestade
Mais lidas
O Negócios recomenda