Ikea e Walmart entre as 661 entidades que pedem a Trump travão nas tarifas à China
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu uma carta assinada por centenas de empresas e associações que apelam a que não sejam impostas novas tarifas sobre as importações chinesas.
PUB
Entre as 661 empresas e associações que subscreveram a missiva encontram-se as retalhistas Ikea, Walmart, Target e J Crew. As associações estendem-se desde grupos de retalhistas, locais e nacionais, até fabricantes dos mais diferentes produtos.
A carta é intitulada "As tarifas prejudicam o coração do território" ("tariffs hurt the heartland") e, apesar do apoio concedido ao Governo no combate a "práticas de comércio injustas", as empresas consideram que "tarifas adicionais terão um impacto significativo, negativo e de longo prazo", que afetará tanto os negócios como a economia americana no seu todo.
A sustentar este ponto de vista, os assinantes citam um estudo da Trade Partnership Worldwide, que defende que avançar com tarifas de 25% sobre mais 300 mil milhões de dólares de importações, em conjugação com as tarifas já implementadas e respetiva retaliação, resultará na perda de mais de 2 milhões de empregos nos Estados Unidos, sobrecarregará as famílias americanas com custos de mais de 2.000 dólares em média e reduzirá o PIB norte-americano em 1%.
PUB
Apresentados os receios, as empresas reforçam a concordância com os objetivos do Governo de "equilibrar o jogo" comercial mas sublinham a visão de que "a guerra comercial não serve os melhores interesses" do país, pelo que insistem que a administração de Trump "volte para a mesa de negociações e trabalhe com os aliados para desenvolver soluções".
A carta, apesar de dirigida em particular a Donald Trump, termina com uma lista de outros responsáveis que se pretende terem também conhecimento do conteúdo: Robert Lightzer, o representante do Comércio, Steven Mnuchin, secretário do Tesouro, Wilbur Ross, secretário do Comércio, Sonny Perdue, secretário da Agricultura e Larry Kudlow, do Conselho Económico.
Saber mais sobre...
Saber mais Donald Trump Wilbur Ross presidente dos Estados Unidos Ikea Governo Walmart Trade Partnership Worldwide Estados Unidos Conselho Económico PIB economia negócios e finançasAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda