Netanyahu espera "várias vagas de ataques iranianos"
O primeiro-ministro israelita disse hoje esperar "várias vagas de ataques iranianos", em resposta aos ataques do exército contra instalações militares e nucleares do Irão, no início do dia."Esperamos ser expostos a várias vagas de ataques iranianos", disse Benjamin Netanyahu, numa declaração transmitida por vídeo.
PUB
Netanyahu adiantou ter dado ordens para atacar o programa nuclear iraniano em novembro de 2024 e que o plano inicial de Israel era realizar os ataques no final de abril deste ano, embora tenha sido adiado. "A ordem surgiu logo após o assassínio do [líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan] Nasrallah", disse o chefe de governo israelita, na mesma mensagem.
Netanyahu não apresentou razões específicas para o atraso nos planos de ataque, embora os relatos dos meios de comunicação israelitas indiquem que as negociações entre Washington e Teerão sobre o programa nuclear iraniano começaram em abril, precisamente quando, segundo o primeiro-ministro, Israel deveria realizar os seus ataques. Israel iniciou na madrugada de hoje uma ofensiva militar contra o Irão com bombardeamentos a instalações militares e nucleares que mataram vários altos oficiais iranianos, bem como cientistas e outros civis.
Os ataques noturnos, efetuados por 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerão (norte) e a central de enriquecimento de urânio de Natanz (centro).O Governo israelita afirmou que a operação militar vai continuar e as autoridades iranianas prometem uma resposta sem limites aos ataques israelitas.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Forças armadas Chefe de governo Benjamin Netanyahu Israel Teerão Hizbollah Washington D.C. Natanz2025 em livros: Ciência e Tecnologia
Desde quando a cultura é luxo?
Mais lidas
O Negócios recomenda