Todos os reféns israelitas ainda vivos já foram libertados. Netanyahu não vai ao Egito

Para esta segunda-feira está também previsto o início da libertação de quase 2000 prisioneiros palestinianos.
1/4
Foto: Oded Balilty / AP Protesto pelo regresso dos reféns israelitas libertados Foto: Evan Vucci / AP Donald Trump chega a Israel Foto: Evan Vucci / AP Donald Trump chega a Israel Foto: Evan Vucci / AP Donald Trump chega a Israel
Rui da Rocha Ferreira 09:16

Já foram libertados todos os reféns israelitas ainda vivos, anunciou primeiro o grupo Hamas e confirmaram entretanto as Forças de Defesa de Israel (IDF). As IDF adiantam também a informação de que o segundo grupo de reféns vivos já foi transferido e está a caminho de um posto controlado pelas tropas israelitas. Pelas 07:40 horas de Lisboa foi libertado um primeiro grupo de sete reféns, tendo um segundo grupo de 13 reféns sido libertado pelas 09.00 horas. A entrega dos reféns faz parte do .

O Hamas adiantou ainda que alguns corpos dos reféns mortos serão entregues ainda durante esta segunda-feira.

PUB

Os reféns israelitas foram entregues à Cruz Vermelha e vão primeiro ser recebidos num hospital de campanha para os primeiros exames médicos. Aqui, também terão o primeiro contacto com as suas famílias.

Todos os reféns israelitas ainda vivos já foram libertados. Netanyahu vai ao Egito
PUB

Entretanto, o Presidente dos EUA, Donald Trump, já aterrou em território israelita e seguiu viagem com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Os dois estão atualmente no Knesset, a assembleia israelita, onde Donald Trump vai discursar. O líder americano assinou o livro de visitas do Knesset, no qual escreveu a seguinte mensagem: "É uma grande honra para mim e um dia grandioso e bonito. É um novo começo".

Todos os reféns israelitas ainda vivos já foram libertados. Netanyahu vai ao Egito

Uma multidão de israelitas está também concentrada na Praça dos Reféns, que se tornou num local de referência após o ataque do Hamas contra Israel no dia 7 de outubro de 2023, onde as famílias das vítimas e dos reféns se reúnem com frequência.

PUB

Para esta segunda-feira está também previsto o início da libertação de quase 2000 prisioneiros palestinianos por parte de Israel. Segundo a agência Reuters, os primeiros autocarros com os prisioneiros palestinianos já começaram a sair da prisão de Ofer.

Nesta segunda-feira vai realizar-se ainda uma cimeira, no Egito, que vai reunir líderes de 20 países, para discutir aquele que será o futuro da Faixa de Gaza e da sua população. Além de Donald Trump e de Abdel Fattah el-Sisi, o Presidente egípcio, está confirmada a participação do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, do Presidente francês, Emmanuel Macron, do chanceler alemão, Friedrich Merz, do Presidente turco, Recep Erdogan, e ainda de António Gueterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

A presidência egípcia chegou a confirmar, segundo a Reuters, que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, também iria participar na cimeira de Sharm el-Sheikh, ao contrário do que estava inicialmente previsto, mas Netanyahu vai mesmo ficar de fora, segundo o próprio gabinete do PM israelita, também citado pela Reuters.

PUB

(Notícia atualizada com mais informação)

Pub
Pub
Pub