Voo humanitário traz amanhã mais 260 refugiados da Ucrânia
Um voo humanitário da euroAtlantic airways (EAA) vai trazer amanhã mais 260 refugiados ucranianos para Portugal, anunciou a companhia em comunicado.
PUB
Para lá, a empresa transportará 12 toneladas de medicamentos e de geradores "para ajuda aos refugiados que se encontram na fronteira da Polónia e para os ucranianos que se encontram na área de conflito".
O voo parte de Lisboa com destino a Lublin, na Polónia, este sábado, e regressa no mesmo dia chegando a Lisboa cerca das 13h.
PUB
"Realizado num Boeing 767-300 ER, este voo irá trazer para Portugal 260 refugiados ucranianos, cujo alojamento será garantido por várias Câmaras Municipais", diz a companhia em comunicado.
PUB
"Este novo voo humanitário da EAA está devidamente autorizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e é reconhecido quer pela embaixada ucraniana em Portugal, quer pelo Governo polaco", diz a companhia.
O SEF conta com a ajuda do SEF e do Alto Comissariado para as Migrações na receção dos passageiros no regresso.
PUB
Até esta quinta-feira, Portugal concedeu 12.642 pedidos de proteção temporária a pessoas que vieram da Ucrânia na sequência do conflito, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) noticiados pela agência Lusa.
PUB
O SEF tem uma plataforma que "possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer ‘online’ um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses".
Saber mais sobre...
Saber mais refugiados voo humanitário EuroAtlantic airways SEF pedidos de proteçãoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda