China anuncia maior aumento das exportações num ano

A segunda maior economia do mundo continua a dar sinais de estabilização depois da turbulência dos últimos meses. As vendas para o exterior superaram as expectativas.
China anuncia maior aumento das exportações num ano
Nuno Carregueiro 13 de Abril de 2016 às 07:38

As exportações da China aumentaram 11,5% no mês de Março, face ao período homólogo, no maior aumento no espaço de um ano que sinaliza uma recuperação do crescimento da segunda maior economia do mundo.

PUB

O aumento de Março surge depois da queda de 25% registada em Fevereiro. Já as importações caíram 7,6%, no 17º mês consecutivo em terreno negativo, tendo o excedente da balança comercial baixado para 29,9 mil milhões de dólares.

As exportações para os Estados Unidos aumentaram 9% e para a União Europeia subiram 17,9%. Para o Brasil caíram 39,4%.

PUB

A Bloomberg salienta que esta recuperação das exportações poderá indicar que a economia chinesa está a estabilizar e que o crescimento do PIB no primeiro trimestre poderá ficar acima das estimativas.

Este dado económico teve impacto positivo na bolsa chinesa, com o Shangai Composite a ganhar 2,1% a meio da sessão.

PUB

Na próxima sexta-feira o gabinete de estatísticas do país vai anunciar como evoluiu o PIB nos primeiros três meses do ano e as expectativas apontam para um crescimento de 6,7%. "É sem dúvida um dado animador", comentou à Bloomberg Iris Pang, economista do Natixis em Hong Kong realçando contudo que "será necessários mais sinais evidentes de recuperação no sector industrial".

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, já tinha salientado que havia um sinal de "melhorias" na economia chinesa no primeiro trimestre.

PUB

 

Saber mais sobre...
Saber mais China exportações
Pub
Pub
Pub