Compras de dívida de empresas arrancam a 8 de Junho
O Banco Central Europeu (BCE) revelou esta quinta-feira, 2 de Junho, que as compras de obrigações de empresas terão início a 8 de Junho. Já para o dia 22 do mesmo mês ficou agendada a primeira operação de empréstimos de longo prazo à banca condicionados ao financiamento da economia (TLTRO II).
PUB
Estas datas foram decididas na reunião do Conselho do BCE, que foi concluída esta quinta-feira. Isto depois de ambas as medidas terem sido aprovadas no encontro de Março, a par de outros estímulos à economia na Zona Euro. Os responsáveis monetários decidiram, então, aumentar as compras de activos de 60 mil milhões para 80 mil milhões de euros por mês, bem como cortar todas as taxas de juro.
Já nesta reunião a decisão foi de manter a taxa de juro de referência em 0%, a taxa de depósitos em -0,40% e a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez em 0,25%. As taxas de juro da instituição monetária da Zona Euro mantêm-se, assim, nos valores mais baixos de sempre.
PUB
Por conhecer estão as novas projecções macroeconómicas, que o BCE irá divulgar esta quinta-feira. Um conjunto de dados que, estimam os analistas, deverá revelar melhorias quanto às expectativas para a economia da Zona Euro. Além disso, Mario Draghi deverá explicar em mais detalhe, durante a conferência de imprensa marcada para as 13:30, as compras de dívida de empresas e as TLTRO II.
Saber mais sobre...
Saber mais BCE Banco Central Europeu dívida de empresas Mario Draghi Zona Euro Conselho do BCE estímulos obrigações TLTRO II política monetária economia mercadosMais lidas
O Negócios recomenda