Marcelo deverá ficar internado dois dias. Recuperação pode ir até duas semanas

"O Sr. Presidente é uma pessoa muito ativa. Portanto, vai ter que reduzir um bocadinho nestes tempos mais próximos a sua atividade", explicou a cirurgiã Elisabete Barbosa.
Marcelo deverá ficar internado dois dias. Recuperação pode ir até duas semanas
Lusa 07:14

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá ficar internado dois dias no Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma "hérnia encarcerada", e a recuperação poderá chegar a duas semanas, revelaram já esta terça-feira fontes hospitalares.

De acordo com a presidente do conselho de administração daquele hospital, Maria João Baptista, "a cirurgia correu bem, não houve complicações, foi perfeitamente atempada" e o chefe de Estado português deverá ficar internado "previsivelmente" dois dias.

PUB

Em declarações aos jornalistas, a diretora clínica do Hospital de São João, Elisabete Barbosa, disse que o Presidente precisará de repouso e que "dentro de duas semanas estará recuperado".

Marcelo Rebelo de Sousa foi no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto quando regressava de Amarante, das exéquias do Engenheiro António Mota.

Segundo a médica Elisabete Barbosa, Marcelo Rebelo de Sousa tinha sintomas de "oclusão intestinal e vómitos" e que a cirurgia "foi determinante" e feita "atempadamente".

PUB

"Se tivesse decorrido mais tempo teríamos de fazer recessão intestinal", disse.

Questionada sobre o tempo de recuperação do chefe de Estado, Maria João Baptista sublinhou que "é expectável que, estando a correr tudo bem, o tempo de recuperação seja relativamente curto".

"Vai-se manter no hospital enquanto for necessário", disse.

PUB

Questionada sobre o que poderia ter corrido mal se não tivesse sido prontamente operado, Maria João Baptista explicou que "podia ter havido algumas complicações" associadas às "".

Ou seja "se o sangue deixa de circular, aquele tecido morre e pode ser necessário retirar uma parte do intestino", explicou.

Os próximos dias, acrescentou Baptista, serão de repouso e aguardar que o intestino volte a funcionar, a recuperar a função, não prevendo a médica que surjam mais complicações.

PUB

"O Sr. Presidente é uma pessoa muito ativa. Portanto, vai ter que reduzir um bocadinho nestes tempos mais próximos a sua atividade", acrescentou a cirurgiã Elisabete Barbosa.

A terminar, a presidente do conselho de administração confirmou que Marcelo Rebelo de Sousa "pode receber visitas".

Pub
Pub
Pub