pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O desconforto com as perspetivas dos mercados financeiros decorre menos das tradicionais perspetivas económicas e mais das dinâmicas políticas internas e externas.

Apologia da paciência num mundo nervoso

O FMI reconhece que a antecipação de compras para evitar o impacto das tarifas e o forte investimento em tecnologia para potenciar a adoção de inteligência artificial (IA) favorecem o dinamismo económico.

A música continua a tocar

O envelhecimento ou a longevidade colocam questões fundamentais sobre a humanidade da sociedade e reclama soluções que envolvem todos os setores e partes interessadas na construção de uma resposta que exigindo soluções cooperativas.

Envelhecimento ou longevidade

Qualquer português perguntar-se-á das vantagens do euro digital face ao MBWay, Apple ou Google Pay. As funcionalidades serão as mesmas, a diferença é a propriedade ou natureza do proprietário do canal ou infraestrutura.

Quem pediu o euro digital?

Enquanto o "stock" de capital corresponde a 62,8% da União Europeia, a produtividade representa 60,4% - simplisticamente, a economia portuguesa utiliza menos capital que a economia europeia média e produz menos com a mesma unidade de capital.

Investimento em marcha

Nos próximos anos, as designações "token", "stablecoin" ou blockchain vão tornar-se usuais, facilitando transações de ativos financeiros e reais, pagamentos dentro e fora das fronteiras (em contínuo), diminuindo custos de transação e riscos cambiais ou de contraparte.

O futuro hoje

O mundo económico e financeiro carateriza-se na atualidade por maior volatilidade ou variabilidade, a qual tende a favorecer ganhos oportunísticos.

Depressa e bem não há quem

Os avanços da China no comércio internacional e pujança económica, a criação de uma zona regional de aceitação da sua moeda para pagamentos transfronteiriços ou a iniciativa Nova Rota da Seda são um claro ataque à hegemonia norte-americana. Mantendo-se a atual tendência, o dólar pode vir a ceder a sua posição dominante.

Processo de independência em curso

A Europa adotou como objetivo estratégico: a sustentabilidade, fomentando a transição energética, a defesa da biodiversidade, a qualidade da água nos oceanos, entre outras.

Sustentabilidade e burocracia

As vantagens do comércio internacional decorrem de a livre circulação de bens e serviços promover a sua deslocação para as regiões onde poderão ser utilizados mais eficientemente. A imposição de barreiras comerciais impede a eficiente alocação de recursos, comprometendo a competitividade e o rendimento a prazo. 

A pensar no longo prazo

A Europa necessita de investimentos públicos em infraestruturas de transportes, logística, TIC e energia. Depois de uma década de reduzido investimento público, herança do ajustamento da elevada alavancagem que desembocou na crise de 2012, os endividamentos públicos e privados situam-se agora em patamares inferiores aos observados nos EUA.

Muro de lamentações

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio