Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Interrupção de jogo

13.01.2023

No início de 2023, os temas dominantes e as perspetivas são relativamente consensuais: desaceleração da inflação e risco de recessão nas economias desenvolvidas, em parte resultado da normalização da política monetária. Portanto, antecipa-se a interrupção do ciclo de subida de taxas diretoras pelas autoridades monetárias até final deste ano.

Mudança de regime

16.12.2022

As taxas de inflação nas economias desenvolvidas atingem valores inéditos em trinta anos, arrastando as autoridades monetárias para um esforço hercúleo de normalização de taxas de juro, após mais de uma década de níveis anormalmente baixos, inclusivamente negativos em algumas geografias.

A queda de um anjo

17.11.2022

Na sequência do infortúnio da FTX, o presidente da plataforma de transações líder de mercado, Binance, foi célere em solicitar supervisão para estas entidades. A validação do regulador facilitará a restauração da confiança de utilizadores e investidores.

Elefante às postas

21.10.2022

Os mecanismos de controlo de risco impostos aos bancos funcionam, mas tal não significa que o mercado financeiro seja menos arriscado nem que as autoridades não tenham de intervir (gastando dinheiro) para restaurar a estabilidade financeira.

Um papão do passado

23.09.2022

Em 2022, a inflação tem surpreendido pelos valores elevados, de que não havia memória recente. Nos últimos trinta anos, as economias desenvolvidas têm vivido períodos de baixa inflação. A justificação, em grande parte, prende-se com a globalização e a arbitragem salarial.

Alterações climáticas e demografia

25.08.2022

A problemática da água, pela sua universalidade, pode atuar como potencial agregador de interesses intertemporais em prol da sustentabilidade.

Dez anos depois: OMT outra vez

28.07.2022

Ao contrário de 2012, os operadores de mercado estão mais construtivos face ao projeto europeu e menos permeáveis a comportamentos pouco cooperativos.

Acesso

01.07.2022

A participação feminina no mercado de trabalho e a opção por empregos mais bem remunerados continua a depender de fatores como: acessibilidade a cuidados infantis; combinação entre trabalho remunerado e não remunerado; oferta de esquemas flexíveis de trabalho; e condições a licença de parentalidade do pai.

Sub-representado

27.05.2022

Não só a riqueza financeira das famílias portuguesas compara mal com a média europeia, como o setor financeiro não bancário se encontra sub-representado por comparação com a média europeia.

Os preços, os preços e os preços

22.04.2022

O aumento simultâneo de preços e de taxas de juro desperta inquietações sobre o rendimento disponível das famílias e a saúde das empresas, designadamente em economias fortemente endividadas.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio