pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O envelhecimento ou a longevidade colocam questões fundamentais sobre a humanidade da sociedade e reclama soluções que envolvem todos os setores e partes interessadas na construção de uma resposta que exigindo soluções cooperativas.

Envelhecimento ou longevidade

Qualquer português perguntar-se-á das vantagens do euro digital face ao MBWay, Apple ou Google Pay. As funcionalidades serão as mesmas, a diferença é a propriedade ou natureza do proprietário do canal ou infraestrutura.

Quem pediu o euro digital?

Enquanto o "stock" de capital corresponde a 62,8% da União Europeia, a produtividade representa 60,4% - simplisticamente, a economia portuguesa utiliza menos capital que a economia europeia média e produz menos com a mesma unidade de capital.

Investimento em marcha

Nos próximos anos, as designações "token", "stablecoin" ou blockchain vão tornar-se usuais, facilitando transações de ativos financeiros e reais, pagamentos dentro e fora das fronteiras (em contínuo), diminuindo custos de transação e riscos cambiais ou de contraparte.

O futuro hoje

O mundo económico e financeiro carateriza-se na atualidade por maior volatilidade ou variabilidade, a qual tende a favorecer ganhos oportunísticos.

Depressa e bem não há quem

Os avanços da China no comércio internacional e pujança económica, a criação de uma zona regional de aceitação da sua moeda para pagamentos transfronteiriços ou a iniciativa Nova Rota da Seda são um claro ataque à hegemonia norte-americana. Mantendo-se a atual tendência, o dólar pode vir a ceder a sua posição dominante.

Processo de independência em curso

A Europa adotou como objetivo estratégico: a sustentabilidade, fomentando a transição energética, a defesa da biodiversidade, a qualidade da água nos oceanos, entre outras.

Sustentabilidade e burocracia

As vantagens do comércio internacional decorrem de a livre circulação de bens e serviços promover a sua deslocação para as regiões onde poderão ser utilizados mais eficientemente. A imposição de barreiras comerciais impede a eficiente alocação de recursos, comprometendo a competitividade e o rendimento a prazo. 

A pensar no longo prazo

A Europa necessita de investimentos públicos em infraestruturas de transportes, logística, TIC e energia. Depois de uma década de reduzido investimento público, herança do ajustamento da elevada alavancagem que desembocou na crise de 2012, os endividamentos públicos e privados situam-se agora em patamares inferiores aos observados nos EUA.

Muro de lamentações

Se, no mercado acionista, as preocupações e interrogações se concentram na capacidade das empresas tecnológicas continuarem a liderar a tendência e suportar crescimento sustentado de ganhos, no mercado da dívida, os níveis mínimos de spreads num contexto de politica monetária acomodatícia, mas níveis de endividamento em crescimento (ligeiro), franzem sobreolhos.

Política em destaque em 2025

Segundo o Relatório Draghi, o futuro da competitividade europeia pressupõe a eliminação do fosso de inovação face a EUA e China, a promoção da descarbonização e da transição energética, e a redução de dependências.

Fundos de pensões, disse Draghi

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio