Sondagem: Rio é o melhor candidato à liderança do PSD
A pouco mais de um mês das eleições diretas, Rui Rio destaca-se na corrida à liderança do PSD, sendo considerado o melhor candidato pelos inquiridos numa sondagem que se dirige à população portuguesa com mais de 18 anos.
PUB
De acordo com o barómetro Intercampus para o Negócios e para o CM/CMTV, o atual presidente do PSD, que assumiu a liderança do grupo parlamentar, é considerado o melhor candidato à liderança do partido por 40,6% dos inquiridos. Rio disse ter assumido a liderança da bancada laranja para que um eventual sucessor possa escolher alguém da sua confiança para o Parlamento. Contudo, a decisão também tem o efeito de dar maior visibilidade ao presidente do PSD.
Luís Montenegro é escolhido por 14,2% dos inquiridos, enquanto Miguel Pinto Luz não vai além de 3,3% dos votos.
PUB
Um estudo de opinião publicado há cerca de um mês revelava já que Luís Montenegro é o rival de Rui Rio com maior notoriedade entre os portugueses, apesar de receber também mais opiniões negativas. Na altura, 66,6% dos inquiridos pela Intercampus dizia conhecer ou já ter ouvido falar de Luís Montenegro, antigo líder parlamentar do PSD, quando apenas 21,4% dizia reconhecer o vice-presidente da câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.
PUB
É relevante notar que a maior fatia dos inquiridos (41,9%), não sabe ou optou por não responder.
As eleições diretas no PSD estão marcadas para 11 de Janeiro, estando o congresso previsto para 7 a 9 de fevereiro, em Viana do Castelo.
A decisão não cabe a todos os portugueses. Ao contrário, por exemplo do que aconteceu nas primárias do PS, onde também podiam votar simpatizantes, nas diretas sociais-democratas votam apenas os militantes com quotas em dia, tendo Rio apertado as regras de regularização. A data limite para a regularização da militância termina a 22 de dezembro.
PUB
Estes resultados são publicados no dia do primeiro debate entre os três candidatos, na RTP, que coincide com a data de aniversário da morte do fundador do partido, Sá Carneiro.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda