Von der Leyen discute futuro da Europa com Marcelo e Costa antes do Conselho de Estado
É um programa preenchido aquele que Ursula von der Leyen vai ter durante a visita a Lisboa na próxima segunda e terça-feira, dias 28 e 29 de setembro.
PUB
O Negócios sabe que além do jantar de trabalho que a presidente da Comissão Europeia vai ter, na segunda-feira, com António Costa, no dia a seguir a alemã vai ter um almoço com o primeiro-ministro e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, antes de integrar a reunião do Conselho de Estado que decorrerá nessa tarde.
Segundo apurou o Negócios, a presidente do órgão executivo comunitário chega a Lisboa na segunda-feira para uma reunião com António Costa, seguida de uma conferência de imprensa conjunta e do jantar de trabalho já referido.
PUB
Os dois vão aproveitar para discutir questões europeias como o plano de relançamento económico, o combate à crise pandémica e ainda a preparação da presidência portuguesa da UE que Portugal assume a 1 de janeiro de 2021 e que se insere no trio de presidências partilhado com a Alemanha (detém a presidência rotativa até ao final deste ano) e a Eslovénia (sucede a Lisboa na presidência semestral da União).
Também a propósito da preparação deste trio de presidências, o ministro esloveno dos Negócios Estrangeiros, Anže Logar, reúne-se na terça-feira com o homólogo português, Santos Silva.
Já na terça-feira, e tal como avançou fonte do Governo à Lusa, Von der Leyen e Costa visitam o Instituto Ricardo Jorge antes de participarem na apresentação, que terá lugar na Fundação Champalimaud, do plano de recuperação da União Europeia, por parte da alemã, e do Plano de Recuperação e Resiliência, a cargo do governante português.
PUB
Depois, o Palácio da Cidadela de Cascais vai acolher um almoço de trabalho entre o primeiro-ministro, o Presidente da República e a líder da Comissão. O prato principal será novamente a discussão dos temas da atualidade europeia, em especial a gestão da crise sanitária e a resposta comunitária à crise económica e social causada pela covid-19.
Por fim, Ursula von der Leyen vai participar, a convite de Marcelo, na reunião do Conselho de Estado que decorre na tarde de terça-feira, também na Cidadela de Cascais.
Saber mais sobre...
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa António Costa União Europeia Conselho de Estado Ursula von der LeyenAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda