Política Cavaco Silva não vai às cerimónias do 5 de Outubro

Cavaco Silva não vai às cerimónias do 5 de Outubro

Cavaco Silva não vai participar nas cerimónias oficiais do 5 de Outubro. Fonte de Belém justifica ausência com a necessidade de "se concentrar na reflexão sobre as decisões que terá de tomar nos próximos dias".
Cavaco Silva não vai às cerimónias do 5 de Outubro
Negócios com Lusa 01 de outubro de 2015 às 16:43
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, não vai participar nas cerimónias oficiais do 5 de Outubro, de acordo com as informações que estão a ser avançadas pela TVI 24 e Sic Notícias. As comemorações da Implementação da República têm lugar um dia depois das eleições legislativas em Portugal.

Contactada pelo Negócios, fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa confirma a ausência do chefe de Estado nas cerimónias oficiais. Entretanto, em declarações à Lusa, fonte oficial de Belém revelou que Cavaco Silva não marcará presença porque terá de "se concentrar na reflexão sobre as decisões que terá de tomar nos próximos dias".

"Dado o actual momento político, o PR tem que se concentrar na reflexão sobre as decisões que terá de tomar nos próximos dias. Desta forma, não poderá estar presente na cerimónia comemorativa da Implantação da República", revelou essa fonte.

Desde que o dia da Implantação da República deixou de ser feriado, este será o primeiro ano que se irá comemorar num dia útil.


De acordo com a Lusa, em 2005, nas vésperas das eleições autárquicas, o modelo das comemorações foi diferente do habitual. As cerimónias decorreram no Palácio da Ajuda, mas contaram com a presença do então Presidente da República Jorge Sampaio, que fez uma intervenção.

Em 2009, quando as comemorações do 5 de Outubro também se realizaram em vésperas de eleições autárquicas, e já com Cavaco Silva enquanto chefe de Estado, o formato também foi alterado. O Presidente da República optou por não se deslocar à Câmara de Lisboa, mas abriu ao público os jardins do Palácio de Belém, onde proferiu uma pequena intervenção alusiva aos 99 anos da Implantação da República.


(Notícia actualizada às 17h02)



pub

Marketing Automation certified by E-GOI