Pedro Reis nomeado administrador executivo da Fundação António Pargana
O ex-ministro da Economia, nomeado há poucos dias para o conselho estratégico da Cimpor, vai integrar a direção da fundação, que tem como objetivo aproximar Portugal da diáspora, em particular a comunidade estudantil.
- 2
- ...
Depois de ter sido nomeado para o Conselho Estratégico Consultivo da Cimpor há poucos dias, o ex-ministro da economia Pedro Reis vai ocupar também o cargo de administrador executivo da Fundação António Pargana, refere a instituição em comunicado.
A fundação, constituída há pouco menos de dois anos, tem como objetivo “contribuir para o fortalecimento dos laços entre Portugal e a diáspora, em particular com o universo estudantil com ligação hereditária ou afetiva ao país”.
Nas novas funções, Pedro Reis “terá como missão promover o contato de jovens de origem portuguesa espalhados pelo mundo com instituições e empresas portuguesas, para um maior conhecimento mútuo”.
Pedro Reis teve a tutela da Economia no primeiro Governo liderado por Luís Montenegro, entre fevereiro de 2024 e junho deste ano, não tendo transitado para o segundo Executivo, passando Manuel Castro Almeida, ministro da Coesão Territorial, a acumular as duas pastas depois das legislativas antecipadas.
A fundação foi criada pelo empresário português radicado no Brasil António Pargana, membro do Conselho da Diáspora, constituído por um grupo de portugueses influentes no estrangeiro, sob patrocínio do então Presidente da República, Cavaco Silva.
O Conselho de Curadores da Fundação integra os ex-ministros Pedro Siza Vieira, David Justino e Graça Fonseca, além do antigo eurodeputado do CDS Diogo Feio e Fátima Barros, ex-presidente da Anacom.
Mais lidas