Primeiro-ministro visita China, Macau e Japão na próxima semana
Visita oficial vai acontecer entre os dias 8 e 13 de setembro. Objetivo da visita é fortalecer as relações políticas, económicas e culturais no Oriente. Encontro com presidente chinês acontece nove anos depois da última visita oficial de um primeiro-ministro ao país.

- 5
- ...
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai realizar, na próxima semana, uma visita oficial à China, incluindo a Macau, e Japão, com o objetivo de fortalecer as relações políticas, económicas e culturais no Oriente. O encontro acontece poucos dias depois de a China ter juntado os presidentes da Rússia, da Coreia do Norte e do Irão, numa tribuna de honra, para assistirem à habitual parada militar do Dia da Vitória.
A visita oficial irá acontecer entre os dias 8 e 13 de setembro. Luís Montenegro deverá partir para a China neste domingo, dia 7, estando prevista a chegada a Pequim no dia seguinte, pelas 16h00 (9h00 de Lisboa), onde será recebido com uma cerimónia que inclui guarda de honra. Será a primeira visita oficial nove anos depois de o anterior primeiro-ministro, António Costa, ter visitado a China.
O primeiro-ministro irá acompanhado pela mulher e pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. Fora do Governo, a presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Madalena Oliveira e Silva, integrará também a comitiva.
No primeiro dia da visita, está previsto um passeio a uma secção da Grande Muralha da China, classificada como património da humanidade desde 1987. O ponto alto da visita está previsto, no entanto, para terça-feira. Luís Montenegro irá participar numa cerimónia de deposição de coroa de flores no monumento aos Heróis do Povo, na Praça Tiananmen em Pequim, antes de se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhao Leji.
O primeiro-ministro vai também reunir-se com o homólogo chinês, Li Qiang, para a assinatura de vários acordos bilaterais, antes de partir para a Região Administrativa Especial de Macau na terça-feira à noite.
Em Macau, está previsto um encontro com o chefe do executivo, Sam Hou Fai, no dia 10, seguido por uma visita à Escola Portuguesa de Macau e uma receção à comunidade portuguesa. A agenda prevê ainda um passeio pelas ruas da região, cuja administração passou de Portugal para a China em 1999, onde visitará as Ruínas de São Paulo e a Praça do Leal Senado.
Luís Montenegro vai depois para Tóquio, onde terá agenda oficial apenas no dia seguinte, dia 11. O primeiro-ministro vai encontrar-se com o homólogo do Japão, Shigeru Ishiba, estando prevista uma conferência de imprensa conjunta no final. Depois, vai reunir-se com "altos representantes de cerca de uma dezena de empresas multinacionais japonesas", na Keidanren (Federação Empresarial Japonesa).
O líder do Executivo vai ainda visitar o local onde treina a equipa portuguesa para o Mundial de Atletismo, que decorre entre 13 e 21 de setembro e vai participar na assinatura de um memorando de entendimento entre a AICEP e a homóloga japonesa, JETRO.
Na sexta-feira, dia 13, o primeiro-ministro vai visitar a Expo Osaka. Antes da visita aos pavilhões de Portugal e de Japão, está previsto um almoço para toda a delegação portuguesa elaborado a quatro mãos pelos chefes de cozinha Pedro Lemos e Yoshida San. Portugal é um dos 161 países que estão presentes na Expo Osaka, que é dedicada ao tema "Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas".
Mais lidas