pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PSD e CDS chegam a acordo de governo na Madeira

O anúncio foi feito no Funchal pelos presidentes das duas estruturas locais, Miguel Albuquerque (PSD) e José Manuel Rodrigues (CDS). Líder centrista vai integrar executivo regional.

Miguel Albuquerque Presidente governo regional da madeira
Miguel Albuquerque Presidente governo regional da madeira João Cortesão
25 de Março de 2025 às 19:04

As estruturas regionais do PSD e do CDS-PP na Madeira definiram esta terça-feira um acordo pós-eleitoral que assegura a maioria parlamentar na região e inclui a integração do líder dos democratas-cristãos do arquipélago no executivo.

O anúncio foi feito no Funchal pelos líderes das duas estruturas, Miguel Albuquerque (PSD) e José Manuel Rodrigues (CDS), num hotel da cidade do Funchal.

"O presidente do CDS irá integrar o Governo [Regional]", afirmou Miguel Albuquerque, presidente do executivo desde 2015 e vencedor das eleições legislativas regionais de domingo, sublinhando que a solução terá ainda de ser apresentada ao representante da República na Madeira.

O líder do PSD/Madeira escusou-se a adiantar qual o cargo que José Manuel Rodrigues terá no futuro executivo, lembrando que existe "um conjunto de diligências institucionais a cumprir".

"O governo ainda não foi apresentado, nem pode ser apresentado porque temos um conjunto de diligências institucionais a cumprir. Em primeiro lugar, os partidos vão ser ouvidos na próxima sexta-feira pelo senhor representante da República e, na sequência dessa auscultação dos partidos, depois o senhor representante irá determinar a constituição do governo", enumerou.

A partir daí, "dentro do prazo que está estipulado", Albuquerque terá "a função de apresentar o governo", num processo em que é importante "fixar etapas".

"O que nós fizemos foi aquilo que tem de ser feito: em primeiro lugar, a prioridade era estabelecermos um acordo de entendimento parlamentar e governativo que nos permitisse constituir um governo com segurança e, segundo, plasmado num conjunto de princípios que tem consagrados e que obrigam os dois partidos", disse.

De acordo com os resultados finais, hoje afixados no Palácio de São Lourenço, no Funchal, o PSD venceu as eleições legislativas de domingo na Madeira, sem maioria absoluta, obtendo 62.059 votos e a eleição de 23 deputados. O partido ficou a um eleito da maioria absoluta.

O JPP obteve 30.091 votos (11 mandatos), o PS 22.351 (oito mandatos), o Chega 7.821 (três mandatos), o CDS 4.289 (um mandato) e IL 3.097 (um mandato).

VAM/TFS/ROC // ROC

Lusa/fim

Ver comentários
Publicidade
C•Studio