Secretários de Estado reforçam perfil político do Governo
O próximo Governo será o maior desde 1976 e terá um núcleo político mais relevante, desde logo em ministérios onde se esperam mandatos difíceis como na Saúde e no Trabalho. Há dossiês onde parece existir uma sobreposição entre ministérios, algo que só a lei orgânica do Governo permitirá deslindar.
Duarte Cordeiro

Mantém a pasta dos Assuntos Parlamentares, que ocupava no anterior Governo desde Fevereiro de 2019. Licenciado em economia pelo ISEG e com um mestrado no ISCTE, era vice-presidente da Câmara de Lisboa desde abril de 2015 quando Costa o foi buscar para o Executivo. Ocupava aí os pelouros da economia, inovação, serviços urbanos e desporto. Com 41 anos, desde sempre muito conotado com a ala mais à esquerda dentro do PS, Duarte Cordeiro é próximo do primeiro-ministro e integra o seu núcleo duro. No Parlamento não vai ter a vida facilitada, com um PS sem maioria absoluta e que vai ter muitas vezes de negociar apoios.

















































- Partilhar artigo
- ...
Se os nomes dos 19 ministros já conhecidos apontavam para um governo de continuidade, os próximos secretários de Estado não contrariam essa ideia, mas indiciam um reforço do pendor político, eventualmente a pensar numa legislatura de natureza mais incerta.
Mais lidas