Pedro Duarte ganha no Porto, mas com mesmos vereadores que PS, diz Pizarro

Pedro Duarte (PSD/CDS/IL) venceu as eleições no Porto, mas segundo o PS com margem mínima e com o mesmo número de vereadores que os socialistas. Manuel Pizarro diz que na oposição também se pode ajudar a cidade.
Pedro Duarte venceu presidência da Câmara do Porto.
Fernando Veludo / Lusa_EPA
Susana Paula 01:25

O candidato do PSD/CDS/IL à Câmara do Porto, Pedro Duarte, venceu as eleições autárquicas mas, segundo os socialistas, por uma margem mínima (cerca de 1.700 votos) e com o mesmo número de vereadores do que o PS de Manuel Pizarro. Sem maioria absoluta, os dois mais votados não falaram ainda em negociações.

Embora ainda não estejam ainda fechados os resultados finais, foi pelo secretário-geral do PS deu a primeira confirmação: Pedro Duarte venceu a presidência da Câmara do Porto, por uma margem de cerca de 1.700 votos. Manuel Pizarro, candidato do PS derrotado, acrescentou: com o mesmo número de vereadores que o PS (seis). 

PUB

Com 57% dos votos apurados pelas 01:05 desta madrugada de segunda-feira, 13 de outubro, o website com os resultados oficiais punha Pedro Duarte na frente, com 38,15% dos votos (23.736 votos) e dois mandatos, seguido por Manuel Pizarro, com 31.820 votos (ou 35,07% do total) e um mandato. 

"Em democracia ganha-se com aqueles que ganham e com aqueles que não conseguiram ficar em primeiro lugar”, disse  Pedro Duarte, no discurso de vitória destas autárquicas.

No meio da euforia dos apoiantes da candidatura, Pedro Duarte agradeceu a vitória, aproveitando para fazer uma “saudação a esta nossa maravilhosa cidade que hoje deu mais uma prova da sua grandiosidade” e de "saber o que quer para o seu futuro".

PUB

Por sua vez, no discurso de derrota, o socialista Manuel Pizarro fez questão de sublinhar que o PS "duplicou o número de vereadores", de três para seis - "os mesmos dos que venceram". Ou seja, também Pedro Duarte e a sua lista do PSD/CDS terá seis vereadoers no executivo comunitário. 

"Cá estaremos para assumir responsabilidades, para trabalhar por todos", frisou Manuel Pizarro. O PS conseguiu eleger ainda "um conjunto vasto de eleitos nos outros órgãos" do concelho: duas juntas de freguesia - a do centro histórico e da Campanhã.

Questionado sobre se está disposto a chegar a acordos com Pedro Duarte ou a aceitar pelouros, como aconteceu no passado, Manuel Pizarro pediu tranquilidade para já. "A partir da oposição é possível ajudar muito a cidade a melhorar", terminou. 

PUB


Pub
Pub
Pub