Sondagem: PS perde Sintra para o PSD ao fim de 12 anos. Rita Matias distante da vitória
Todas as sondagens à boca das urnas ditam o fim do PS à frente da Câmara Municipal do segundo concelho mais populoso do país, mas por pouco.
- 1
- ...
A Câmara Municipal de Sintra deverá regressar para as mãos do PSD, ao fim de 12 anos de liderança do PS, de Basílio Horta. É o que as sondagens à boca das urnas da RTP, da TVI/CNN, da SIC e do NOW e CMTV apontam.
A sondagem da Intercampus para o NOW e a CMTV atribui entre 33,8% e 37,8% de votos à coligação PSD/CDS-PP/IL, liderada por Marco Almeida, que deverá assumir o mandato no segundo concelho mais populoso de Portugal. Isto significa que deverão obter entre 4 a 6 mandatos. Os socialistas ficam em segundo lugar, com um intervalo entre 30,4% e 34,4%.
As projeções da TVI/CNN, bem como da SIC, feitas pela Pitagórica, em parceria com ICS, Iscte e GfK, são semelhantes: dão um empate técnico entre Marco Almeida (PPD/PSD, IL e PAN), com 32,1 a 37,3%, e Ana Mendes Godinho (PS e Livre), com 30,5 a 35,4%.
Em linha estão ainda as sondagens da RTP, que dão a vitória a Marco Almeida, entre 33% e 37% dos votos, enquanto a ex-ministra surge em segundo, com as intenções de voto entre os 32% e os 36%.
Em terceiro lugar em todas as quatro sondagens surge a candidata do Chega, Rita Matias, com larga distância dos dois primeiros candidatos. A sondagem da Intercampus atribui ao partido uma parcela de votos de 19,3%-23,3%, enquanto as estimativas avançadas pela SIC, TVI e CNN apontam para 19,4% e os 23,6%, em linha com as da RTP (19% a 22%).
A CDU, que apresentou às eleições o nome de Pedro Ventura, poderá conseguir entre 3,2% e 7,2%), enquanto o Bloco de Esquerda ganhará as intenções de voto entre 0,0% a 4%, segundo as sondagens da Intercampus para o NOW e CMTV.
Mais lidas