Governo inaugura novo hospital de Cascais
O novo equipamento servirá o concelho de Cascais e algumas freguesias de Sintra, abrangendo uma população de cerca de 300 mil pessoas.
Na sessão de inauguração o José Sócrates enalteceu o cumprimento dos prazos do hospital e do orçamento estipulado para a construção. "O novo Hospital de Cascais é um bom trabalho, feito dentro dos prazos e orçamentos", afirmou o líder do Governo, salientando que a saúde e a construção de hospitais é uma das "grandes apostas" deste executivo e relembrando que neste momento já estão a ser construídos outros seis hospitais em Braga, Lamego, Amarante, Guarda, Coimbra e Loures.
PUB
A ministra da Saúde, Ana Jorge, que também marcou presença na abertura do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, realçou a importância que esta unidade tem, uma vez que vem sustituir o antigo hospital do concelho "que já não apresentava condições" para atendimento ao público.
Por outro lado, Ana Jorge afirmou ainda que este hospital faz parte de um trabalho que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem realizado nos últimos anos. "Este hospital assume uma referência estratégica e estará em articulação com os outros hospitais da região", disse a governante, sublinhando que o Hospital Dr. José de Almeida "não é um fruto do acaso, mas dos 30 anos do SNS".
O presidente do HPP Saúde, Maldonado Gonelha, referiu no seu discurso que este equipamento já era esperado pela população de concelho à 35 anos e garantiu que as urgências começarão já a funcionar no final de ste mês.
PUB
Objectivos a médio prazo
O novo Hospital de Cascais Dr. José de Almeida tem uma capacidade de 277 camas, 33 gabinetes de consulta e 160 médicos. Em 2018 prevê ter uma capacidade de máxima anual de 115 mil consultas, 67 mil diárias de internamento e 6474 cirurgias.
Esta unidade foi construída em cerca de dois anos pela construtora Teixeira Duarte. O valor do contrato ascende a 400 milhões de euros, sendo que 23 milhões de euros foram investidos pelo HPP Saúde, que terá a gestão clínica durante 10 anos.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda