pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Hospital da Luz acelera IA na saúde com ajuda da Google Cloud e Deloitte

Dona do Hospital da Luz volta a colocar o pé no acelerador das sinergias entre cuidados de saúde e tecnologia. Nova parceria tem a duração de três anos e vai capacitar projetos de IA.

Hospital da Luz
Hospital da Luz Duarte Roriz
30 de Junho de 2025 às 13:38

O Hospital da Luz é um dos "players" da saúde em Portugal que mais capacidade de inovação tem mostrado. Esta segunda-feira, o hospital privado anunciou uma parceria de colaboração com a Google Cloud e a Deloitte para o desenvolvimento de projetos que envolvem Inteligência Artificial (IA) para transformar o setor num "ecossistema mais eficiente para as empresas, eficaz para os profissionais clínicos e cada vez mais centrado no doente". 

Esta colaboração vai estender-se por três anos e as equipas já estão a identificar as áreas que conseguiram ser prioritárias, de forma a identificar casos de uso de elevado impacto. 

"Esta colaboração traduz a visão do Hospital da Luz para a saúde do futuro - uma saúde mais inteligente, humana e personalizada, onde a tecnologia é um aliado estratégico dos nossos profissionais e dos nossos doentes", adianta Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, citada em comunicado. 

Já Sofia Marta, country manager da Google Cloud, sustenta que esta é uma "oportunidade única" para Portugal "se posicionar na vanguarda da inovação em saúde através da IA". "Estamos empenhados em desenvolver e implementar soluções de IA que não só respondam aos desafios atuais do setor em Portugal, mas que também cocriem o futuro dos cuidados de saúde - mais preditivos, personalizados e acessíveis a todos". 

Assim, esta parceria vai explorar diversas oportunidades para aplicar IA generativa em domínios distintos da saúde, especificamente na melhoria da experiência do doente e dos profissionais, na promoção da eficiência nos processos clínicos e organizacionais, focando-se na redução da complexidade e libertação de tempo para tarefas de valor acrescentado, na valorização da informação clínica através de novas abodagens e no fomento da inovação dos cuidados de saúde, com o cruzamento dos conhecimentos clínico e de tecnologia.

Com a população portuguesa mais envelhecida e o crescimento dos custos associados ao nível da saúde, bem como a escassez de recursos profissionais e as disparidades no acesso à saúde, as três instituições vão tentar colmatar estes desafios através da digitalização premente, tornando inevitável o uso de novas tecnologias baseadas em IA. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio