Pequeno alargamento das pensões antecipadas sem cortes em vigor a partir de Outubro
Quem tem carreiras muito longas (46 anos de contribuições) e tenha começado a trabalhar aos 16 anos de idade vai poder reformar-se sem cortes a partir de Outubro. Medida não deve abranger mais de duas mil pessoas.
As pessoas com 46 anos de carreira e que tenham começado a trabalhar aos 15 ou 16 anos vão poder reformar-se sem penalizações a partir de Outubro, foi publicado em Diário da República esta segunda-feira, dia 17 de Setembro.
Esta é uma pequena flexibilização do regime que entrou em vigor há um ano. Na altura, entraram em vigor alterações que permitem que
Agora, com a entrada em vigor do diploma publicado nesta segunda-feira, isso é possível também para quem tenha começado a trabalhar aos 15 ou 16 anos. O Governo estima que esta medida abranja cerca de duas mil pessoas.
Sem data para avançar, mas com maior impacto, estão a segunda e a terceira fase do processo de alívio das penalizações. Assim, este acaba por ser um pequeno passo, sobretudo numa altura em que PCP e Bloco de Esquerda pressionam o Governo a concluir, no próximo Orçamento, a progressiva eliminação do factor de sustentabilidade – corte que aumenta todos os anos em função da esperança média de vida – para todas as pensões antecipadas.
Mais lidas