pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Retorno dos fundos de pensões privados é dos mais baixos da UE

Nos últimos 20 anos, retorno médio anual real não vai além de 1,3%. Num momento em que Bruxelas recomenda aos Estados-membros inscrição automática no chamado segundo pilar, ainda só quatro países o fazem. Um deles, a Lituânia, pretende recuar na reforma implementada em 2019.

Portugal mantém uma participação baixa em planos complementares de reforma, com apenas 18,7% da população ativa coberta.
Portugal mantém uma participação baixa em planos complementares de reforma, com apenas 18,7% da população ativa coberta. Paulo Duarte/AP
10:24
  • Partilhar artigo
  • ...

Os planos complementares de reforma oferecidos em Portugal garantem, no longo prazo, dos retornos mais baixos a nível da União Europeia. E no desempenho mais recente, de 2024, manteve-se a tendência, com a rentabilidade para o investidor a ficar inclusivamente aquém daquela que foi alcançada pelo fundo público que gere as reservas da Segurança Social, indicam novos dados publicados nesta quinta-feira pela Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio