Iberdrola adquire Celpe pelo preço mínimo

O consórcio liderado pela Iberdrola garantiu hoje a aquisição da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no leilão realizado da Bolsa do Rio de Janeiro, pelo preço mínimo, pois foi a única...
Nuno Carregueiro 17 de Fevereiro de 2000 às 12:47

O consórcio liderado pela Iberdrola garantiu hoje a aquisição da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no leilão realizado da Bolsa do Rio de Janeiro, pelo preço mínimo, pois foi a única proposta realizada para a privatização da eléctrica brasileira. Assim a empresa espanhola, parceira da EDP, pagou 1,87 mil milhões de reais (1,01 mil milhões de euros ou 202,5 milhões de contos) pelo controle da Celpe.

Contactada pelo Canal de Negócios, fonte oficial da EDP referiu «que a EDP não concorreu em conjunto com a Iberdorla, nem prevê que o venha a fazer no caso da Celpe, apesar da parceria que mantém com a empresa espanhola.

PUB

No consórcio vencedor está também o Banco do Brasil de Investimentos e o Previ, um fundo de pensões dos funcionários do Banco do Brasil.

Com esta aquisição a Iberdrola reforça a sua posição no Brasil, que já representa cerca de 60% do total dos seus investimentos internacionais. No Brasil a Iberdrola detém já a Coelba e a Companhia Energética do Rio Grande do Norte.

Pub
Pub
Pub