Kaspersky deteta 400 mil ataques informáticos por dia em 2022
Ao todo neste ano, a empresa de segurança informática Kaspersky já indentificou 122 milhões de ficheiros maliciosos. Os números mostam que diariamente, nos últimos 10 meses, 403 mil novos ficheiros maliciosos foram detetados. O valor representa um aumento de 5% relativamente a 2021, quando foram descobertos em média 380 mil ficheiros por dia.
PUB
A percentagem de ransomware (ataque informático em que existe captura de dados e tentativa de extorsão) encontrado diariamente aumento 181% e atingiu nove mil e quinhentos ficheiros por dia. Já os programas maliciosos que instalam novas versões de malware cresceram 142%, face a 2021.
O alvo principal são dispositivos Windows. Por outro lado, a percentagem de ficheiros diários no sistema Microsoft Office duplicou, com 236% de crescimento. De seguida, encontram-se os utilizadores de Android como o novo alvo preferido dos piratas informáticos.
"É bem possível que, no próximo ano, detetemos não 400 mil ficheiros maliciosos por dia, mas meio milhão. Tornar-se um cibercriminoso nunca foi tão fácil. É essencial não só para as grandes organizações, mas também para cada utilizador comum empregar soluções de segurança fiáveis, evitando assim ser vítima de crimes", indica Vladimir Kuskov, chefe de pesquisa anti-malware da Kaspersky.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Kaspersky ciência e tecnologia economia negócios e finanças política tecnologias de informaçãoMais lidas
O Negócios recomenda