Kristin: Novo Banco lança 100 milhões de crédito sem "spread" nem comissões
O Novo Banco criou duas linhas de crédito bonificadas no valor global de 100 milhões de euros dirigidas a famílias e empresas afetadas pela tempestade Kristin. Nestas linhas não serão cobradas comissões, sendo que o banco prescinde também do “spread” – na prática, abdica de ganhos financeiros diretos.
A linha para as famílias destina-se a “apoiar obras de reparação e reabilitação de habitações danificadas pela tempestade”, afirma o Novo Banco em comunicado.
PUB
A linha para empresas tem por objetivo “apoiar a reposição da atividade, a reparação de infraestruturas e a recuperação de danos causados pelo fenómeno meteorológico”.
“Estas linhas de crédito foram desenhadas com condições financeiras mais favoráveis, nomeadamente spread zero e isenção das comissões bancárias, procurando aliviar a pressão imediata sobre os orçamentos familiares e a tesouraria das empresas, num momento particularmente exigente”, escreve a instituição financeira.
"A partir de amanhã [sexta-feira] o banco já está disponível para ouvir e informar clientes sobre próximos passos", adianta ao Negócios fonte oficial da instituição.
PUB
“Com estas linhas de crédito bonificadas, queremos estar ao lado de quem foi diretamente afetado pela tempestade Kristin, contribuindo para uma recuperação mais rápida, sustentável e responsável”, afirma o CEO do Novo Banco, Mark Bourke, citado no mesmo comunicado.
O banco sublinha no entanto que a análise e concessão ficarão “sujeitas às condições habituais de risco de crédito”.
Mais lidas
O Negócios recomenda