Motoristas de TVDE nos EUA em greve no Dia dos Namorados

Sindicatos falam de "milhares e milhares" de carros parados na quarta-feira. A greve nos EUA marca a mais recente ação de luta dos motoristas de plataformas digitais.
Reuters
Inês Santinhos Gonçalves 13 de Fevereiro de 2024 às 19:30

Vai ser um Dia dos Namorados parado nos Estados Unidos, com os motoristas de TVDE em greve. Milhares de trabalhadores da Uber, Lyft e DoorDash (de entrega de comida) planeiam uma paralisação em prol de aumentos salariais, avança a Reuters.

O protesto acontece depois de a Lyft ter dito que ia avançar com um rendimento semanal garantido para os seus condutores, a primeira vez que tal acontece na indústria de plataformas de transporte de passageiros, que tenta atrair mais trabalhadores.

PUB

Os motoristas têm visto os seus rendimentos baixar, e acusam as empresas de cobrarem comissões demasiado altas. O grupo "Justice For App Workers", que representa mais de 100 mil condutores, disse à Reuters que este protesto vai ser "a maior greve de sempre", abrangendo "milhares e milhares" de trabalhadores. Já a Uber salienta que este tipo de protesto apenas mobiliza uma minoria dos condutores e tem impacto reduzido.

PUB

De acordo com a plataforma Gridwise, em 2023 o salário médio dos motoristas da Uber caiu 17,1%, enquanto que na Lyft subiu 2,5%.

PUB
Pub
Pub
Pub